Para combater o Iphone, a Nokia lançou modelo de celular que pode atrair muitos amantes da fotografia. Chamado de 808 PureView, o modelo tem ênfase na qualidade da câmera. Ele oferece sensor com resolução máxima de incríveis 38 megapixels, superior a qualquer das DSLR de formatos APS-C e full frame atualmente disponíveis no mercado. Embora venha marcada a resolução de 41 MP no aparelho, o número de pixels efetivos no sensor é de 7152 x 5368 (38,4MP).
A super-resolução seve, na prática, para gerar imagens de 5 MP ou 8 MP com maior qualidade. A partir da captura em resolução máxima, o aparelho realiza uma compressão.
Como cada pixel resultante vem da combinação do senal registrado por vários fotodiodos, torna-se bem menor a incidência de ruído na imagem.
O modelo também oferece a possibilidade de usar apenas uma fração do sensor com a correspondente diminuição na compressão, o que na prática permite realizar um zoom de 3x com pouca perda de qualidade.
Para representar um verdadeiro salto na qualidade de imagens geradas por aparelhos celulares, o Nokia 808 vem com sensor cinco vezes maior do que o padrão usado em celulares. Além disso, ele é equipado com objetiva Carl Zeiss de abertura máxima f/2.4. A captura de vídeos está disponível nas resolução full HD (1080x1920 30p) e HD (720x1280 30p), com zoom de 5x também sem perda significativa de qualidade de qualidade.
Além dos recursos de imagem, o Nokia 808 é um potente smartphone, com todas as características de um aparelho dessa categoria, tais como conexão wi fi e função GPS. Ele tem monitor Amoled de 4 polegadas (230 mil pontos) sensível ao toque e entrada para cartões micro SD, com capacidade de até 32 GB.
A previsão é que o smartphone chegue ao mercado europeu em maio de 2012 custando cerca de € 450 .